quinta-feira, 19 de março de 2015
Peterson Ziur. Low Tech Assemblages (1998) Rework 2015
Low Tech Assemblages by Peterson Ziur (1998) Rework 2015
A matéria-prima das composições deste projeto experimental foi obtida por meio da gravação em aparelhos hoje completamente obsoletos. São vozes, músicas e sons capturados via rádio, ou através do microfone interno de tape-decks portáteis, ou gravações de discos em aparelhos 3x1.
O processo original de criação destas colagens sonoras [assemblages] baseou-se em técnicas de manipulação simples e divertidas, oriundas de práticas da infância: alteração de rotação dos mecanismos de gravação, interrupções abruptas, captação de micro-sons, acionamento percussivo e pressão variável sobre as teclas [rec / play / pause / stop / fast forward / rewind], enrugamento da fita magnética, etc.
Uma parte desse material foi posteriormente reprocessado em tape duplo, gerando as 'recolagens'. Com esse método rudimentar de composição foram gravadas cerca de oito fitas K-7 entre 1993 e 1995.
A produção feita no Estúdio Magma, com auxílio do Marcos 'Zappa' Martins, em 1999, buscou a redução de ruídos de fundo e chiados, normalização de volume, e aplicação mínima de efeitos, com o propósito de preservar as características e imperfeições do material original, porém realçando sua linguagem 'low tech' nessa transposição do magnético para o digital.
As assemblages são de curta duração e exigem uma escuta especial, devido à conjugação de sua brevidade com os inusitados efeitos cacofônicos. Inúmeros fragmentos de hits radiofônicos estão espalhados por toda a duração deste álbum. A ocorrência de certas variações sensíveis de percepção é uma possibilidade interessante, a ser melhor estudada.
Low Tech Sound Assemblages foi meu primeiro lançamento em formato CD-R (1998). Nesta edição (2015), renomeada 'Low Tech Assemblages', estão as 62 faixas do CD original (também algumas renomeadas) mais sete 'medleys' sequenciais.
As faixas 60/61/62, embora não sejam colagens, entraram como bônus na primeira edição e foram mantidas nesta edição. São pequenas composições feitas num teclado Casio com efeitos de distorção.
O modo de reprodução digital aleatória [shuffle] poderá proporcionar configurações diversas de fruição sonora, gerando uma nova surpresa a cada encontro com esta obra.
[Peterson Ruiz / 2015.03.18]
LISTEN & DOWNLOAD (SOUNDCLOUD / ONE-TRACK-ALBUM / 128 KBPS) http://bit.ly/1FGO0bN
DOWNLOAD (MEGA / 69 TRACKS / MP3 / 192KBPS)
http://bit.ly/1I0QPnR
TOTAL PLAYING TIME 48'23
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